[email protected]

Entre em Contato

O pensador

O que é Design?

Design

O que é Design?

A palavra design está na moda. Talvez graças a popularização dos produtos Apple, famosos por seu design, ou pelo simples costume de querer criar termos mais bonitos usando palavras “importadas”. Com o passar dos anos, muitas e muitas palavras foram aportuguesadas, mesmo já possuindo uma tradução ideal, como no caso de customizar (de custom) ao invés de personalizar  ou randômico (de random), que o correto seria aleatório. Mas já quanto ao termo design, é diferente. Não foi aportuguesado, mas tornou-se sinônimo de algo que é tão indefinido que parece ser usado como uma forma de expressão artística, para definir qualquer tipo de profissão que deseja ser pronunciado mais “bonito”.

Esse questionamento veio a mim quando um colega de trabalho me mostrou uma espécie de empresa de uma faculdade, mais especificamente da Faal, essa empresa denomina-se Coma (não sei se é por causa do verbo ou para ser mórbido mesmo), mas quase fiquei em coma ao ler o que havia escrito dentro de sua página inicial no Facebook:

“Seu objetivo principal é desenvolver projetos de design com máximo de eficiência.”

Talvez para a maioria a frase acima faça sentido. Todavia, quem tem o mínimo conhecimento de design notará um erro sério. Isso pois Design quer dizer projeto, design é projetar, realizar, organizar, planejar. Projetos de design é na verdade uma redudância: Projeto de Projeto.

O problema é que se a Coma, que é uma empresa que afirma trabalhar com design, não sabe o significado real dessa palavra, como esperar que pessoas leigas a compreenda e a use corretamente? Não é incomum encontrar pessoas como cabelereiros ou manicures que usam termos como hair design, designer de unhas, até mesmo designer de bolos.

Ficou claro o que não é design, mas o que é design?

Design é projeto, por tradução e definição. Quando afirmam por exemplo que a Apple não é uma empresa de tecnologia, mas de design, é uma contradição. A Apple é uma empresa de tecnologia que prima pelo o design, ou seja, que prioriza todas as etapas do projeto. Um dos maiores designers do mundo foi Steve Wozniak, o Woz, por saber organizar corretamente uma placa de circuitos impressos com os componentes estão organizados de forma que tudo funcione bem e ainda sim compacta. A beleza dessa placa é o resultado de um bom design, ou seja, de um bom projeto.

apple-1-placa-circuito

Fazer o design de algo, é fazer o projeto de algo, se preocupar com suas funções acima de tudo e isso envolve como funciona e como esse artefato está organizado.

Alguns podem afirmar que esse não é o trabalho de um designer, mas de um engenheiro. A importância do engenheiro é fazer funcionar e cuidar da segurança e resistência de um determinado projeto. O Designer de verdade é muito semelhante ao arquiteto, ele precisa conhecer cada etapa de desenvolvimento do artefato que ele está projetando. Se é um designer de produtos, precisa entender de materiais, se um designer de impressos, precisa entender de impressão, tinta e papel. Já se é um web designer, precisa entender de linguagens de programação e marcação. Se for designer de moda, precisa aprender a costurar e conhecer os tecidos.

Essa definição deixa clara que um designer é um projetista, sempre atento aos detalhes de confecção de seu artefato final. Então podemos compreender que se algo não é projetável, então não pode ser feito por um designer. Um designer de unhas desenvolve a unha? Ou ele somente pinta a unha de forma mais artística? Se pensarmos corretamente, um hair designer teria que ser um peruqueiro.

Design é Arte?

Não. Design não é arte. Dessa forma, ilustração, pintura, desenho e fotografia não é design, mas arte. A diferença principal é o fato de que o design é objetivo, ele possui uma finalidade. Já a arte pode e, geralmente, é subjetiva, não precisa ter um objetivo ou uma causa. Como usar a ilustração, a pintura ou o desenho ou a fotografia, de forma a comunicar uma ideia, produto ou empresa é que é realmente design.

Por tanto,  não há hair designers ou designers de unhas ou designers de bolo, ou parecidos. simplesmente porque essas coisas não existem. E se você sabe mexer no Photoshop ou no CorelDRAW, isso não te faz um designer gráfico. Se você faz layouts para blogs, mas não tem a ideia de como montá-los, você também não é um web designer. Designer é aquele que projeta, design é o projeto em si e o artefato, seu resultado. A estética é só uma das virtudes que compõe o bom design e o belo é o seu resultado.

Um designer de uma área compreende o valor do design de outra, se um designer de moda não consegue ver a beleza em uma placa de circuito impressos e um web designer não consegue ver a beleza em uma caneta. Se um designer não consegue reconhecer a beleza do design de outra especialidade, então precisa rever os conceitos.

Rodrigo Portillo

@portillodesign

Gosto tanto de design que aprendi programação e regras para garantir a estabilidade de meus projetos. Trabalho e trabalhei com desenvolvimento full-stack em diversas linguagens, como Flex, PHP, Java, Javascript, dentre outras. Ainda trabalhei alguns anos como designer gráfico e ilustrador.
Busque mais informaçoes pelo LinkedIn.